O protetor solar é um dos itens mais importantes na rotina de cuidados com a pele, mas você sabe como escolher a versão ideal para o seu tipo de pele? Em uma matéria publicada pelo portal Metrópoles, especialistas, incluindo a Dra. Ana Carolina Sumam, explicam quais fatores devem ser considerados para garantir uma proteção eficaz contra os danos causados pelos raios solares.
A escolha do protetor solar vai além do fator de proteção solar (FPS). Além de um FPS mínimo de 30, é fundamental verificar se o produto oferece proteção UVA e UVB, se tem textura adequada para o seu tipo de pele e se possui ingredientes que auxiliam na hidratação e controle da oleosidade.
Outro ponto essencial é a reaplicação do protetor solar. Muitas pessoas aplicam o produto pela manhã e acreditam estar protegidas o dia todo, mas, na realidade, a reaplicação deve ser feita a cada duas a três horas, especialmente em ambientes externos.
Como escolher o protetor solar certo para o seu tipo de pele?
- Pele oleosa: Opte por fórmulas oil-free, com toque seco e efeito matificante para evitar brilho excessivo.
- Pele seca: Prefira protetores com ativos hidratantes, como ácido hialurônico e ceramidas.
- Pele sensível: Aposte em filtros minerais ou físicos, que costumam ser menos irritantes.
- Pele com manchas: Invista em protetores com cor, que ajudam na uniformização do tom da pele e oferecem uma barreira extra contra a luz visível.
Finalizando, o uso diário do protetor solar previne envelhecimento precoce, manchas e doenças de pele, como o câncer de pele. Quer saber mais detalhes e conferir todas as recomendações da Dra. Ana Carolina? Acesse a matéria completa no site do Metrópoles clicando aqui.